Você é o médico mais Valorizado da sua região de atendimento?
A proposta do médico celebridade é bem simples: dar visibilidade ao médico e aos serviços prestados por ele e, portanto, alcançar e fidelizar mais pacientes.
Mesmo sendo essencial para se destacar no mercado concorrido que é o da medicina no Brasil, o marketing médico não é ensinado nas faculdades. Por isso, o médico encontra certas dificuldades para ter sucesso na carreira, dificuldades como atrair e fidelizar pacientes para o seu consultório.
Por que será que alguns médicos conseguem cobrar um valor alto pelos seus atendimentos particulares enquanto outros dependem dos convênios para conseguir alguns pacientes?
Será que existe uma explicação pelo sucesso e pelo destaque de alguns profissionais da área médica?
A resposta é sim.
Quanto maior for o valor percebido em torno do nome do profissional, maior será a sua lucratividade.
Essa máxima do marketing e das vendas é um dos conceitos mais poderosos e realistas.
Atualmente, a competição no mercado da saúde é muito alta, seja por conta dos convênios ou do alto número de profissionais capacitados todos os anos, o médico que deseja ser lucrativo, precisa se destacar.
Se um médico deseja ser altamente lucrativo, ele terá que:
1 – conquistar novos clientes particulares
2 – cobrar um preço alto pelo seu atendimento
Mas, como fazer com que mais pacientes particulares o procure e lhe paguem um preço alto pelo seu atendimento?
Ter um alto valor de nome percebido na cabeça dos seus clientes.
Para chegar a esse cenário ideal, o profissional terá que entender a pirâmide de valor do médico.
Quanto mais alta for a posição do profissional nessa pirâmide, maior será o seu valor de nome percebido na cabeça dos clientes.
O médico generalista é o que tem o menor valor de nome percebido. Ele geralmente atende em grande escala e a sua principal função é fazer triagem para que o especialista assuma o caso. Os clientes não enxergam nesse profissional, um valor de nome tão alto. Por isso ele é o menos lucrativos de todos.
O médico cirurgião é mais bem pago do que o médico generalista que atende um caso de dor de garganta por exemplo. Tudo pelo fato de ele ser um especialista.
O médico autoridade está uma posição acima do médico especialista. Ele é uma autoridade na sua especialidade e é conhecido pelos profissionais da área, pelo menos na região onde ele atua.
Por exemplo se ele for o melhor cirurgião de coluna da cidade, todos os outros médicos de coluna irão recomendá-lo se preciso.
A única questão que impede com que o médico autoridade seja o ápice que um profissional possa alcançar em termos de lucratividade, é fato de que ser conhecido apenas pelos profissionais da área não garante com que os pacientes estejam cientes sobre o desempenho desse profissional. Ele é mais lucrativo do que o especialista, mas não mais do que o médico celebridade.
Os médicos mais lucrativos na carreira são aqueles que alcançam a posição de médico celebridade.
Uma celebridade é uma pessoa amplamente conhecida pela sociedade. Um médico celebridade é um profissional conhecido pela comunidade da região onde ele atua.
Ser um médico celebridade não significa estar cercado de paparazzi ou ser famoso pela mídia, e sim, ser conhecido pela região onde ele atua.
Poucos são os médicos que alcançam essa posição, por isso ela é tão especial. A diferença fundamental entre o médico celebridade e o autoridade, é que o segundo é muito conhecido pelos profissionais da área enquanto o primeiro, o médico celebridade, é muito conhecido pelo público da sua região.
O profissional que atingir a posição de médico celebridade, terá uma série de vantagens sobre o médico generalista, especialista e também sobre o médico autoridade.
As vantagens do médico celebridade:
- Tem mais visibilidade
- É facilmente encontrado pelo seu público-alvo
- Domina a região onde atua
- Tem uma percepção de nome mais valiosa
- É referência entre os profissionais da área
- Gera confiança rapidamente
- É valorizado pelo mercado
- Aumenta os atendimentos particulares
- Cria relacionamentos duradouros com os clientes
- É mais lucrativo
O que significa o termo “Médico Celebridade”?
Ser um médico celebridade significa ser o número um de determinada especialidade na cabeça dos pacientes e dos possíveis pacientes da região, cidade, estado ou país onde o profissional atua.
Por que ser um Médico Celebridade?
Para se destacar na área médica e gerar mais visibilidade para o nome do profissional.
A visibilidade gera o destaque necessário para que o profissional conquiste mais pacientes particulares e tenha mais lucratividade.
Como ser um médico celebridade?
São inúmeras as possibilidades para um médico atingir a posição de médico celebridade. O marketing, a publicidade e as relações públicas são as ferramentas mais eficientes para alcançar essa posição.
Uma fórmula pronta é a de utilizar o método dos 5As do Médico Celebridade.
O que são os 5As do Médico Celebridade?
1- Autoridade
2 – Artigo
3 – Anúncio
4 – Amizade
5 – Atendimento
Como é o método dos 5As do Médico Celebridade?
No método, o profissional aprende passo a passo como criar autoridade, desenvolver artigo valioso para o seu público, anunciar para pacientes e possíveis pacientes, começar e manter amizade com os mesmos e realizar um atendimento que gere satisfação e avaliações posititivas sobre o seu trabalho. No final, o ciclo se repete entre anúncio, amizade e atendimento, e ao longo do tempo, o médico se tornará um Médico Celebridade.
Em cada um dos As que fazem parte do método, há uma série de fatores teóricos e práticos.
Depoimentos sobre o curso online Médico Celebridade
No que se baseia o método dos 5As do Médico Celebridade?
O método se baseia em táticas exclusivas e ferramentas do marketing digital voltadas para a área médica pessoal.
O marketing é algo ruim para o médico?
Há um engano muito comum sobre o que realmente é marketing. Na verdade, o marketing vem sendo confundindo com propaganda e vendas, o que não é. O marketing médico é uma série de técnicas e ações para melhorar o relacionamento e as experiências dos pacientes com os médicos.
Como colocar em prática o método dos 5As do Médico Celebridade?
Todo o método foi desenvolvido para o profissional médico, portanto a metodologia é baseada na praticidade e na rapidez de execução, visto que o profissional não dispõe de muito tempo e necessita resultados instantâneos.
Quem desenvolveu o método dos 5As Médico Celebridade?
Vitor Jaci, consultor de marketing médico para profissionais, consultórios e clínicas médicas.
*O termo “celebridade” do nome Médico Celebridade não é de forma alguma para depreciar ou glamourizar a profissão médica. Assim como também não é no seu sentido pejorativo.
Ser um médico celebridade significa se destacar em uma região de atendimento de uma maneira ética.