Olá Doutor, tudo bem?
Você sabe o que é PUV (Proposta Única de Vendas)?
O que diferencia o seu serviço médico dos demais especialistas que atendem na sua região de atendimento?
Foi pensando nessa questão que o Doutor Pedro, pediatra, desenvolveu um jeito muito peculiar para se destacar nos seus atendimentos.
Há oito anos o Dr. Pedro era um especialista recém formado em pediatria e enfrentava as mesmas dificuldades que a maioria dos especialistas em começo de carreira enfrentam.
Por não ter uma clientela já formada e nenhum diferencial competitivo, o número pequeno de pacientes particulares, e também de convênios, obrigava o Dr. Pedro fazer inúmeros plantões durante o mês para pagar as suas contas.
O que parecia ser uma solução, na verdade, era mais um obstáculo, pois o Dr Pedro, mesmo sendo um jovem em começo de carreira, chegou ao ponto de não ter mais tempo para se especializar, ou para cuidar da sua vida pessoal.
No seu consultório, a cada expediente a frustração só aumentava, pois o Dr. Pedro ficava aproximadamente cinco horas cumprindo horário, e em média, atendia três pacientes.
Geralmente, ele buscava algumas distrações para passar o tempo, como jogar paciência no computador ou ler artigos sobre economia. Em um desses expedientes no consultório, o Dr. Pedro conheceu o trabalho de um outro colega, especialista em Nutroterapia.
Foi nesse dia que o Dr. Pedro resolveu se diferenciar e fazer vários cursos de Nutroterapia e se especializou.
Aos poucos, ele começou a introduzir a Nutroterapia no cotidiano dos seus atendimentos. Em alguns casos clínicos com crianças, o Dr. Pedro além da anamnese e dos tratamentos convencionais, ele receitava dietas apropriadas e personalizadas com o intuito de prevenir e tratar determinadas doenças e carências.
O intuito era diminuir aos poucos o uso de fármaco e introduzir uma alimentação saudável na vida dessas crianças.
É claro que o foco do Dr. Pedro sempre foi a pediatria. Ele sempre respeitou as suas peculiaridades. Porém, ao elaborar um plano alimentar como “bônus” para os pacientes do seu consultório, ele começou a ganhar destaque na sua região de atendimento.
O boca a boca entre as mães foi grande. Aos poucos ele começou a ganhar uma clientela fiel que o chamava de “Incomparável”. Uma clientela que além do acompanhamento clínico, buscava em uma consulta médica, uma alimentação preventiva e saudável para os seus filhos.
Hoje, oito anos depois das dificuldades, o Dr. Pedro me revelou que fazer o que todo médico faz é obrigação, porém, o conhecimento extra que pode ajudar o paciente é o que faz a diferença na carreira de qualquer especialista.
Esse conhecimento extra que tem o Dr. Pedro é o seu PUV. Essa é a sua Proposta Única de Vendas que o diferencia dos demais pediatras que atendem na sua região de atendimento.
A PUV é conhecida nos Estados Unidos como USP (Unique Selling Proposition). Em todos os cursos de marketing e administração, profissionais de várias áreas e empresas são questionados sobre a sua USP.
Resolvi contar a história do Dr. Pedro para você com o intuito de exemplificar o que é uma Proposta Única de Vendas. Tenho certeza que ao descobrir ou definir a sua PUV, você terá mais sucesso profissional.
Se a PUV do Dr. Pedro era introduzir uma alimentação saudável na vida das crianças, a sua PUV pode ser o atendimento personalizado, a facilidade na marcação de consultas, a rapidez na marcação de exames e cirurgias, o atendimento pontual, a infra-estrutura, o relacionamento pós consulta, o fato de você tocar nos pacientes e não apenas ver exames.
E agora fica a pergunta: Qual é a sua PUV?
O que te torna diferente dos demais especialistas da sua região de atendimento?
Aguardo a sua resposta, ok?
Obrigado 🙂
Vitor Jaci