É certo que o papel do médico é diagnosticar, curar e trazer alívio e esperança para a vida das pessoas. O papel do marketing não é modificar o objetivo central da medicina e dos profissionais médicos, e sim, oferecer técnicas para aumentar o nível de satisfação dos pacientes e para o médico divulgar o seu trabalho de uma forma ética.
Medicina não é comércio, e marketing não é propaganda enganosa.
Muitos médicos têm feito a mesma pergunta para mim:
“Vitor, eu preciso de marketing?”
A minha é resposta é sempre:
“Sim, por dois motivos! O primeiro motivo é para divulgar o seu trabalho e o segundo é para ampliar o valor percebido em torno dele”
1º Divulgar o seu trabalho
A competição na área médica é muito grande. Seja pelas condições que o convênio impõe ao profissional, seja pelo grande número de novos médicos que são inseridos no mercado todos os anos.
Imagine uma cidade como São Paulo, na qual há milhares de médicos exercendo a sua profissão. É bem provável que existam centenas de dermatologistas que atendam nessa cidade.
Como fazer para divulgar o trabalho de um dermatologista nessa intensa competição?
Como ser encontrado por potenciais pacientes? Como oferecer a sua ajuda para aqueles que o necessitam?
O marketing é a solução para aqueles que necessitam divulgar o seu trabalho de uma maneira ética. Para aqueles médicos que desejam ser encontrados por potenciais pacientes.
Com um trabalho de marketing bem realizado, o médico tem totais condições de espalhar a sua mensagem para o seu público e impactar pessoas que necessitam do tipo de assistência que ele tem para oferecer.
Principalmente com a ajuda da internet, não há mais barreira para se começar um relacionamento com um paciente.
O trabalho do marketing seria o de divulgar nas mídias mais apropriadas a mensagem que o médico deseja transmitir para o seu público. Seja para elucidar e informar a população sobre determinada doença ou lesão. Seja para informar sobre como se realiza uma cirurgia e assim tirar alguns medos que rodeiam a cabeça do paciente.
Quando o médico divulga algo ligado à sua especialidade, ele não deixa de fazer marketing, pois isso nada mais é do que divulgar conhecimento e fazer com que o paciente saiba que determinado profissional entende desse assunto em específico.
Então, divulgar o seu trabalho, ser conhecido e espalhar a sua mensagem é a primeiro motivo pelo qual o médico precisa do marketing.
2º Ampliar o valor percebido em torno dele
De nada adianta você espalhar qualquer tipo de mensagem, se o público não notar valor percebido no que você fala, oferece ou é.
Costumo dizer que o médico já visto pelas pessoas em geral como uma autoridade por si só, porém, para se destacar, o profissional deve ampliar ainda mais autoridade. Como?
Construindo valor percebido em torno do seu nome.
Imagine esse mesmo médico dermatologista que utilizou a internet para divulgar o seu trabalho e assim entrar em contato com o seu público, que era repleto de potenciais pacientes. Se ele não construiu valor para esse público, a sua mensagem passou despercebida. Ele investiu tempo e verba que não lhe retornaram nada.
Agora, imagine se as pessoas que entraram em contato com a mensagem desse médico tivessem gostado do que ouviu. Se ele tivesse ajudado elas de alguma forma. Se ele tivesse se mostrado como conhecedor do tema e uma autoridade por si só. Se o seu conteúdo tivesse feito a diferença na vida dessas pessoas.
Não tenho dúvida que esse segundo cenário seria favorável para que os potenciais pacientes procurassem por esse profissional.
Ele conseguiria entrar em contato com o seu público e também construir um alto valor de nome percebido em torno do seu trabalho.
Conheço muitos médicos que espalham a sua mensagem, impactam o seu público que consequentemente se tornam pacientes desse profissional. E esses mesmos profissionais só obtém sucesso porque são bons no que fazem, o marketing sem o resultado prático não alcançaria nenhum resultado e seria apenas propaganda enganosa.
Um exemplo fora da medicina, mas muito peculiar que com certeza ajudará você entender esses dois motivos dos quais eu citei, é o do meu curso Médico Celebridade.
O curso online Médico Celebridade já ajudou dezenas de médicos utilizarem a internet para divulgar o seu trabalho e captar mais pacientes. Mas, como eu consegui vender esse curso?
Primeiro eu tive que divulgar ele para o meu público, ou seja, para os médicos.
Porém, divulgar é apenas a primeira etapa de qualquer venda. Aqui no caso se trata de um curso, mas poderia ser uma cirurgia, já que mesmo que o paciente necessite de cirurgia, muitos deles ficam relutantes a prática.
A segunda etapa, eu tive que construir um alto valor percebido na cabeça do meu público. Como? Demonstrando uma imagem de especialista no assunto. Divulgando conteúdo valioso para eles. Ampliando a minha autoridade no assunto e assim conquistando a confiança deles.
Para conquistar os seus objetivos, seja para captar mais pacientes, vender um curso online ou um produto físico as duas etapas são sempre as mesmas:
Divulgar e conquistar a confiança
Se você entende que o marketing é importante para a sua carreira de especialista, saiba que o melhor marketing é o centrado na ética.
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