Paciente x Cliente

Olá Doutor, você tem pacientes ou clientes?

Paciente x Cliente?! Essa é uma discussão filosófica?

Durante muito tempo o termo cliente foi expressamente proibido dos consultórios médicos. A todo custo se evitava fazer a alusão mercadológica do termo. Porém, nos últimos anos, uma grande quantidade de médicos começaram a desmistificar certas “falácias” e atualmente, a discussão foi reaberta.

Vou tirar essa dúvida com você. Vamos ver a diferença entre um paciente e um cliente.

Primeiro, todo paciente é um PACIENTE. Independente se atendido na rede particular, pública ou suplementar.

Quando chamamos o paciente de cliente, é em relação ao serviço. Que deve ser feito para satisfazê-lo.

A diferença entre Paciente x Cliente

Paciente: Você o atende uma vez só e o contato acaba logo no primeiro atendimento.

Cliente: Você o atende mais que uma vez e se relaciona constantemente com ele.

CLIQUE AQUI e conheça a Melhor Técnica de Marketing Médico para Fidelizar Pacientes

Muitos profissionais podem achar inadequado se referir ao paciente como um cliente. Concordo com eles, paciente é paciente. Ele precisa de algum tipo de ajuda e o médico tem a possibilidade de ajudá-lo.

Porém, devemos diferenciar muito bem a hora de falar e tratar de um paciente da hora de tratar sobre um cliente.

Todo atendimento médico deve ser feito do modo mais profissional e ético possível, e deve ser voltado para o paciente.

Por outro lado, todos os fatores internos e externos extra atendimento que permeiam a relação entre médico e paciente, devem ser voltados para o cliente.

Ou seja, dentro do seu consultório você atende pacientes, e fora dele você atende clientes.

O atendimento do médico será feito para ajudar um paciente, mas, o atendimento telefônico, a sala de espera, a recepção, o relacionamento, a comunicação, a cobrança etc; serão voltados para um cliente.

Como transformar um paciente em cliente?

De nada adianta você ser um super especialista e atender com qualidade espetacular os seus pacientes se o ambiente extra atendimento da sua clínica ou consultório for de baixa qualidade.

Um paciente fidelizado é um cliente satisfeito. Então, repense em todas as etapas que permeiam o seu atendimento, desde o atendimento telefônico até o pós cirúrgico. Faça a seguinte atividade:

Quantas etapas permeiam o meu atendimento?

Onde estão as falhas?

O que pode ser melhorado?

Descreva as etapas que permeiam o seu atendimento, faça uma avaliação criteriosa sobre elas e no final, melhore os pontos falhos.

Pode ter certeza, por exemplo, uma secretária mal treinada, pode prejudicar a percepção de desempenho até mesmo do melhor especialista.

Conheça as 5 Etapas da Decisão de Escolha do Paciente e saiba como ser encontrado por eles.

O paralelo é válido por exemplo com um restaurante. Você voltaria em um restaurante se fosse mal atendido? Me se a comida fosse divinamente única.

1

Dessa forma, o paciente também não retornará a uma clínica que ele não se sentiu satisfeito, mesmo que o atendimento do médico tenha sido ótimo.

O médico que tem uma clientela é mais lucrativo e despreocupado, pois, ele sabe que a sua agenda estará quase sempre lotada de pacientes que são fiéis à ele.

Por isso, pensar no paciente como um cliente é relevante para o médico que deseja fidelizar os seus pacientes e contar com eles no futuro.

Ter uma clientela fiel é saudável para qualquer tipo de negócio, empresa, e também para profissionais liberais que dependem de clientes.

Na verdade, todo médico é um marca própria, por isso, fazer o seu marketing pessoal é fundamental.

Até logo 🙂
Vitor Jaci

banner dicas mkt medico vitor jaci

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS