Olá Doutor, tudo bem?
Na última sexta-feira eu tive o privilégio de palestrar no Speaker Training em Campinas para mais de 65 médicos de todo o Brasil.
O título da palestra foi: Médico Autoridade.
Assista a palestra abaixo
Nela, eu falei sobre a minha experiência com o marketing, e como um médico speaker, também pode utilizar o marketing de forma ética para atrair a atenção de outros médicos e ser reconhecido por eles.
Mas, o ponto alto da palestra não foi ela em si, e sim, nos bastidores.
Após terminar a apresentação, nós tivemos um happy hour e eu pude conhecer melhor aqueles médicos que estavam ali presentes.
O interessante é que a maioria deles ao me parabenizar, contavam um pouco sobre as suas experiências pessoais, seja com o marketing, como speaker ou com o consultório.
O que pude notar é que eles tinham algo em comum: o marketing se transformava em indicações de colegas.
Como assim?
Muitos deles faziam ativamente marketing em mídias sociais, Google e Youtube.
Eles publicavam vídeos sobre patologias, tratamentos e procedimentos.
Os vídeos eram publicados para educar o público, e consequentemente, transformar em pacientes para o consultório.
Mas, isso era feito de maneira tão responsável, densa e efetiva, que no final, outros colegas indicavam pacientes para esses médicos, mesmo sem conhecê-los pessoalmente.
Os colegas assistam ao vídeo, o vídeo fazia sentido para eles, que logo confiavam na palavra daquele especialista e em alguns casos, direcionavam pacientes para os seus consultórios.
Teve até um endocrinologista de São Paulo que me disse ter recebido um paciente do Paraná, que viajou de outro estado porque o seu psiquiatra havia indicado o endocrinologista.
E, que no dia ele entrou em contato com o colega para saber de onde ele havia lhe conhecido, e a resposta foi:
“Eu vi uma sequência de vídeos seus no Youtube e achei pertinente a associação que fez entre as alterações hormonais e a patologia do meu paciente.”
A lição que isso pode nos trazer é de que o marketing médico não pode ser aplicado de qualquer maneira e sem qualquer cuidado.
Além da precaução estética, ele precisa também ser responsável.
O médico que entende esse conceito já sabe que ele muitas vezes depende da indicação de colegas para ter um consultório próspero.
Portanto, ter conteúdo de qualidade e relevância publicado em suas mídias, aumenta as chances de que ele seja recomendado por outros colegas. Um conteúdo abalizado por estudos, com um certo rigor científico e prático.
Ao aplicar isso da maneira certa e séria, não são somente os pacientes que passam a confiar no seu trabalho, e sim, os colegas também.
Sejam colegas que não se sentem seguros com determinados pacientes, ou colegas de especialidades que se complementam.
A grande lição que tirei desse evento é que:
Quando médicos sérios se prontificam a publicar conteúdo de qualidade e relevância na internet, não somente a população ganha com o conhecimento, mas eles (médicos) também ganham no fluxo de pacientes.
Seja na procura direta, seja na indicação de outros colegas que passaram a confiar no que é falado.
Obrigado Doutor e sucesso,
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico