Sites que podem Prejudicar a Reputação do Médico

Olá Doutor, tudo bem?

Imagine um website dedicado apenas para avaliar o seu trabalho, no qual, os pacientes possam endeusar ou execrar o médico.

Você também acredita que as avaliações online que os pacientes escrevem nos sites sobre o seu desempenho não têm muita relevância?

Em uma pesquisa feita nos EUA em 2012 (fonte), a maioria dos especialistas disseram não acreditar nessas avaliações, hoje, quase todos acreditam.

Na verdade, os pacientes de hoje não são tão passivos quantos os do passado. E, em um futuro bem próximo, a geração celular não mão serão os tomadores de decisão e a base crítica da sociedade.

Eles serão pacientes conectados e informados.

Hoje, somente com um clique, o paciente poderá colher informações relevantes sobre qualquer médico. Informações de contato, agenda e currículo do médico, assim como, ele também tem acesso a muitas avaliações online feitas por outros pacientes sobre médicos, clínicas e hospitais.

Essas “informações” são também conhecidas como REVIEWS, e por ter certeza, cada review tem uma força absurda na escolha do paciente optar por um profissional.

Sabe Por que?

Porque durante a evolução da nossa espécie, o homem descobriu que: a melhor maneira de se prevenir é confiar na experiência de outro homem. E isso tem o nome de Prova Social.

A prova social é um gatilho mental que sempre funcionou e sempre vai funcionar.

Funciona na hora de escolher um restaurante, de trocar de carro, de ir ao cinema, de escolher as atrações turísticas de uma determinada cidade, e também, de agendar uma consulta com você.

Se alguém me relata uma experiência ruim com um médico, eu certamente irei querer distância desse profissional.

Por outro lado, se eu ler boas recomendações, irei procurar esse médico. Era assim no boca-boca. Agora com a internet, assim continua, porém, com uma força infinitamente maior.

Por isso, hoje você tem a possibilidade de ter poucos pacientes que relataram o seu desempenho, e essas poucas mensagens, se espalharem para centenas de pacientes e futuros pacientes.

E isso, é peça chave na construção de uma boa reputação para o médico.

Nos EUA, há anos um famoso e controverso site chamado RateMDs está no ar com o intuito de avaliar o serviço de cada médico.

Ele funciona assim: o paciente relata como foi a sua experiência com determinado médico e dá notas sobre a pontualidade do médico, seu conhecimento etc.

Por lá, esse tipo de site já é utilizado pela maioria das pessoas que procuram especialistas. Porém, aqui no Brasil, ainda não temos nenhum site famoso que tenha exclusivamente essa funcionalidade: avaliar o médico.

Mas, pode acreditar, isso é questão de tempo.

Os desenvolvedores do RateMDs têm a intenção de traduzir o site para outros idiomas e colocá-lo no ar em breve.

O Google também já está no páreo com o Google Places e Plus, e em breve, ele pretende lançar uma espécie de Google Review. E, o serviço médico fará parte dessa avaliação.

Ou seja, não tem como escapar, os sites de avaliação irão ficar no ar independente da opinião da classe médica. O melhor a fazer é aceitar, atender com qualidade e saber lidar com essa situação.

Em Portugal, um site chamado BomMédico foi ao ar e causou uma grande polêmica com a classe médica, afinal, o site incentivava o paciente a relatar se o médico era bom ou não.

No Brasil, a maioria dos sites que possibilitam avaliação do médico como o Doctoralia tem como finalidade principal fazer com que os pacientes encontrem médicos, apesar da possiblidade de avaliação existir, essa é uma segunda ou terceira intenção.

Sites exclusivos de avaliação médica ainda não estão no ar, ainda … o ReclameAqui é genérico, porém, já faz esse papel.

Atualmente, aproximadamente 32% dos pacientes brasileiros procuram por informação sobre o médico na internet antes de procura-lo. No futuro, quase TODOS irão procurar.

Vou listar abaixo alguns sites que já fazem esse trabalho de avaliação de médicos:

www.ratemds.com
www.bommedico.pt
www.ucomparehealthcare.com
www.zocdoc.com
www.doctoralia.com.br
www.imeds.com.br
www.consulte.me

Os pacientes têm mudado os seus hábitos, e nos últimos anos, essa mudança tem sido acelerada. Eles estão mais exigentes, com um arsenal de informações mais carregado, e principalmente, cada um sabe que a sua voz tem peso.

O médico que atuar nos próximos anos, tem que se preparar para eventuais críticas. Afinal, nem todo paciente tem a mesmo senso de avaliação.

*Gostaria de ler a sua opinião sobre o tema”Avaliação do Médico”. Pra isso, basta clicar em deixar a sua opinião abaixo, ok?

Obrigado a boa sorte 🙂
Vitor Jaci

P.S.: A melhor maneira de se manter um reputação positiva é construindo uma. Dominar o marketing e a internet não é obrigação do médico que deseja praticar a medicina, mas sim para aqueles que tem como objetivo se destacar da média e obter mais reconhecimento e valorização. Você já ouviu falar no programa de treinamento online Médico Celebridade? Um jeito rápido e sem complicações para o médico aprender o que é de fato marketing médico. Mais de 650 médicos brasileiros das mais variadas especialidades já se inscreveram no curso, CLIQUE AQUI e saiba como participar.

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS