Olá Doutor, tudo bem?
Um dos principais desafios do médico no primeiro atendimento ao paciente não é somente ter que demostrar as suas habilidades técnicas, mas também, manifestar confiança.
No último ano, uma amiga resolveu se submeter a cirurgia refrativa, afinal, ela não conseguia mais imaginar a sua vida com óculos.
Depois de procurar referências sobre médicos na internet, ela encontrou alguns oftalmologistas.
Logo após confirmar a consulta pré-cirúrgica com um deles, ela recebeu no e-mail um material em vídeo do médico explicando o procedimento, como ele era realizado e o pós-cirúrgico.
Uau! Aquilo parecia surreal. Imediatamente ela teve certeza que esse seria o médico.
Imagine se o paciente chegar até o seu consultório munido de informações esclarecedoras sobre os seus serviços e sobre a sua carreira.
Seria ótimo, concorda?
Assim, o paciente já chegaria ao seu consultório mais familiarizado com a sua presença e mais informado sobre como você executa o seu trabalho.
Isso diminuiria não apenas as dúvidas que ele tem sobre você, mas também, aumentaria a confiança no seu trabalho e diminuiria o número de faltas no seu consultório.
Por essa razão, hoje eu irei lhe falar sobre uma técnica pouco utilizada por médicos brasileiros, porém, muito utilizada nos Estados Unidos.
Essa técnica é chamada de Early Presentation (Apresentação Antecipada).
Antes do paciente entrar em um consultório médico, ele está preocupado em demasiado com todas as incertezas que ele pode imaginar.
Então, ele começa a procurar por sinais de credibilidade na qualidade dos serviços médicos através de evidências físicas, pessoas, testemunhos, processos e todas as outras pistas que possam falar sobre a carreira ou experiência do médico.
Qual é a experiência do médico, e não menos importante, qual a tecnologia e métodos ele utiliza.
Quanto mais genuína a informação que o paciente encontra, mais provável é a chance de acreditar na credibilidade do médico ou da clínica.
Deixar o novo paciente ao relento. Fazer com que ele procure informações desencontradas na internet sobre o seu serviço, em nada lhe ajudará. Quem deve fornecer essas informações é você.
Por isso, a técnica de apresentação antecipada é útil. Ela muni o paciente de informações fidedignas e pontuais sobre o médico ou a clínica.
Como aplicar a Técnica da Apresentação Antecipada
Toda vez que um paciente novo for registrado no sistema ou no servidor que gerencia a clínica ou o consultório, um e-mail é disparado para esse paciente.
Qual e-mail?
Um e-mail que contenha informações sobre o currículo do médico. Sobre a experiência profissional dele (ex: número de vezes que realizou determinada cirurgia). Sobre as técnicas que ele mais utiliza. Sobre as tecnologias e equipamentos do consultório ou da clínica. Sobre o modus operandi do especialista.
Enfim, todas as informações necessárias que possam tirar as dúvidas mais pungentes do paciente.
Mas, isso dá trabalho?
Um pouco, mas de verdade, pouco! Basta você automatizar esse processo e tudo funcionará como o esperado.
O sistema que você utiliza para gerenciar o seu consultório provavelmente tem a capacidade de enviar um e-mail automatizado toda vez que um paciente novo é registrado.
Isso é simples! Caso o seu sistema não o faça, converse com o desenvolvedor ou com um especialista e resolva o problema.
Caso no seu consultório não tenha sistema de gerenciamento, não se preocupe, por um preço baixo, você pode contratar um serviço de e-mail marketing como o Mailchimp ou a Aweber para disparar esse e-mail automático.
Assim, toda vez que um e-mail novo é cadastrado, um e-mail de apresentação antecipada é enviado.
O segundo passo é escrever o e-mail. No corpo do e-mail, você poderá criar um PDF ou um link para a página no seu site, no qual, tenha as informações necessárias de apresentação. Esse e-mail será escrito apenas uma vez e replicado em todos os envios.
Não importa qual seja o formato! Se no e-mail enviado instantaneamente após o cadastro desse novo paciente ele receberá um texto em PDF ou irá ler o texto no próprio corpo do e-mail.
O importante é mostrar profissionalismo e familiaridade logo de cara.
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Outras maneiras de utilizar a técnica
Há clínicas que utilizam essa técnica de uma maneira ainda mais avançada. Elas criam listas de e-mail baseadas em parâmetros.
Exemplo: o paciente cadastrado para realizar a cirurgia A, será cadastrado em uma lista chamada “cirurgia A”. Ele receberá um e-mail com informações sobre o médico e sobre a cirurgia A. Informações sobre a cirurgia em si, as recomendações pré-cirúrgicas, o pós-operatório, a recuperação etc.
O paciente cadastrado para realizar o procedimento B, será cadastrado em uma lista chamada “procedimento B”. Ele receberá um e-mail com informações sobre o médico e sobre o procedimento B.
Outros médicos utilizam a mesma técnica, porém, com ferramentas diferentes. Um exemplo é o WhatsApp.
Antes da primeira consulta, a secretária envia ao paciente via WhatsApp um vídeo de apresentação da clínica, do médico ou sobre o procedimento a ser realizado.
O ponto positivo do WhatsApp é que ele tem uma taxa de abertura de praticamente 100%, enquanto a do e-mail varia de 10% a 20%.
A técnica da Apresentação Antecipada mostra o quanto você se importa com o novo paciente, mesmo antes de conhecê-lo.Você irá construir uma intimidade prematura com ele, e os benefícios dessa familiaridade são bons para a sua credibilidade e reputação.
Os médicos que utilizam esse tipo de técnica, reportam a diminuição das faltas no consultório, além, da maior satisfação do paciente.
Isso porque quanto mais cuidadoso com os detalhes do seu marketing pessoal você for, maior será a probabilidade de se criar um relacionamento duradouro com os seus pacientes.
Espero que você utilize no seu consultório a técnica apresentada e que no futuro, me relate os resultados da sua aplicação.
Abraço e sucesso na sua carreira 🙂