Olá doutor, tudo bem?
Você já ouviu falar da teoria da AIDA?
Ela sintetiza o processo da tomada de decisão em 4 etapas.
Atenção, interesse, desejo e ação (respectivamente).
É uma teoria muito discutida e utilizada no marketing e publicidade.
E também se encaixa no marketing médico, é claro.
Mas como ela pode te ajudar?
Primeiramente, defina o seu objetivo. Que ação você quer que o seu paciente ou potencial paciente tome?
Você quer que ele visite o seu site? Agende uma consulta? Visite a sua clínica?
Seja qual for o seu objetivo, basta alinhá-lo à sua ação.
A AIDA te ajuda a entender o trajeto do seu paciente até a decisão.
E utilizar esta estratégia pode guiá-lo até você.
A metodologia acompanha a evolução entre as etapas.
Aprenda agora o que você deve fazer em cada uma delas.
Atenção
Este é o momento de conseguir o foco da sua audiência, através de ferramentas como formas, imagens, títulos, palavras, cores, fotos, cheiro, vídeos, momento.
Ou seja, é importante que esse conteúdo se destaque entre os demais.
É o primeiro contato da pessoa com o seu conteúdo.
E mais importante que conseguir o foco, é reter a atenção de quem está passeando pela internet ou no seu próprio site, onde o seu potencial paciente pensa:
“Opa! O que é isso?”
Interesse
É o momento em que a audiência se pergunta:
“Isso vai me ajudar?”
Geralmente, nós buscamos soluções para qualquer tipo de problema na internet, e após um conteúdo chamar nossa atenção, nós consideramos se essa solução resolveria nosso problema.
Neste momento, as informações serão analisadas com mais critério.
E o leitor considera a oferta e se os seus serviços serão realmente capazes de atender às suas necessidades.
O seu objetivo neste momento é obter a permissão e o interesse da audiência.
E utilizar títulos, subtítulos, textos, imagens, vídeos, exemplos, prova social, experiência, promessas, dados estatísticos, gatilhos mentais podem ajudar a validar a sua oferta e conquistar a confiança da audiência.
Desejo
Quando a resposta para a pergunta anterior é: “Sim, isso me ajuda!”
Significa que você conseguiu, você foi escolhido.
Você deve se dedicar em aguçar a vontade da audiência, e as mesmas ferramentas da etapa do interesse poderão ser utilizadas.
Reforce o potencial de resolução de problemas da sua oferta.
Demonstre confiança.
Ação
“Ok, eu quero agora!”
É o momento da conversão da audiência em paciente.
É a tomada de decisão baseada na ação.
As ferramentas a serem utilizadas neste momento são títulos, subtítulos, textos, imagens, vídeos, exemplos, escassez, e principalmente as CTAs (call to action).
É importante que ao longo do texto, você tenha deixado claras as instruções para o leitor, pois se a ação puder ser tomada de forma fácil e rápida, há mais chances de a conversão acontecer.
Espero que estas dicas lhe ajudem a converter cada vez mais pacientes.
Qualquer dúvida sobre a AIDA, por favor, me escreva.
Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!
Vitor Jaci