Você já ouviu falar na AIDA?

Olá doutor, tudo bem?

Você já ouviu falar da teoria da AIDA?

Ela sintetiza o processo da tomada de decisão em 4 etapas.

Atenção, interesse, desejo e ação (respectivamente).

É uma teoria muito discutida e utilizada no marketing e publicidade.

E também se encaixa no marketing médico, é claro.

Mas como ela pode te ajudar?

Primeiramente, defina o seu objetivo. Que ação você quer que o seu paciente ou potencial paciente tome?

Você quer que ele visite o seu site? Agende uma consulta? Visite a sua clínica?

Seja qual for o seu objetivo, basta alinhá-lo à sua ação.

A AIDA te ajuda a entender o trajeto do seu paciente até a decisão.

E utilizar esta estratégia pode guiá-lo até você.

A metodologia acompanha a evolução entre as etapas.

Aprenda agora o que você deve fazer em cada uma delas.

Atenção

Este é o momento de conseguir o foco da sua audiência, através de ferramentas como formas, imagens, títulos, palavras, cores, fotos, cheiro, vídeos, momento.

Ou seja, é importante que esse conteúdo se destaque entre os demais.

É o primeiro contato da pessoa com o seu conteúdo.

E mais importante que conseguir o foco, é reter a atenção de quem está passeando pela internet ou no seu próprio site, onde o seu potencial paciente pensa:

 “Opa! O que é isso?”

Interesse

É o momento em que a audiência se pergunta:

“Isso vai me ajudar?” 

Geralmente, nós buscamos soluções para qualquer tipo de problema na internet, e após um conteúdo chamar nossa atenção, nós consideramos se essa solução resolveria nosso problema. 

Neste momento, as informações serão analisadas com mais critério.

E o leitor considera a oferta e se os seus serviços serão realmente capazes de atender às suas necessidades.

O seu objetivo neste momento é obter a permissão e o interesse da audiência.

E utilizar títulos, subtítulos, textos, imagens, vídeos, exemplos, prova social, experiência, promessas, dados estatísticos, gatilhos mentais podem ajudar a validar a sua oferta e conquistar a confiança da audiência.

Desejo

Quando a resposta para a pergunta anterior é: “Sim, isso me ajuda!”

Significa que você conseguiu, você foi escolhido.

Você deve se dedicar em aguçar a vontade da audiência, e as mesmas ferramentas da etapa do interesse poderão ser utilizadas.

Reforce o potencial de resolução de problemas da sua oferta.

Demonstre confiança.

Ação

“Ok, eu quero agora!”

É o momento da conversão da audiência em paciente.

É a tomada de decisão baseada na ação.

As ferramentas a serem utilizadas neste momento são títulos, subtítulos, textos, imagens, vídeos, exemplos, escassez, e principalmente as CTAs (call to action).

É importante que ao longo do texto, você tenha deixado claras as instruções para o leitor, pois se a ação puder ser tomada de forma fácil e rápida, há mais chances de a conversão acontecer.

Espero que estas dicas lhe ajudem a converter cada vez mais pacientes.

Qualquer dúvida sobre a AIDA, por favor, me escreva.

Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!

Vitor Jaci

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS